Uma Questão de Vida ou Morte para os Negócios!

 

Por Soeli de Oliveira

 

Posicionamento é uma questão de vida ou morte para os negócios. A chave do sucesso no mercado atual é encontrar um bom posicionamento. Mas você pode estar se perguntando: O que é posicionamento?

 

Posicionamento nada mais é do que ocupar um lugar bem definid na preferência do seu potencial cliente e do mercado como um todo. Por que alguém compraria o que você vende e não do seu concorrente?

 

Para vender o que quer que seja, a empresa tem de antes convencer os seus clientes que vale a pena comprar dela e não da concorrência. Se a empresa não for melhor que a concorrência, agregando valor aos seus produtos e serviços,  não pode esperar que os compradores lhe dêem a preferência.

 

Você deve buscar saber como os clientes enxergam o seu negócio: o mais caro, o que tem o melhor atendimento, o que oferece a maior quantidade e variedade, etc. Melhor seria definir como quer que os clientes lembrem do seu negócio e então trabalhar para que essa visão se concretize na mente dos consumidores através de todas as suas ações.

 

Posicionamento é exatamente isso. Sua imagem para o mercado e o que você representa para os seus clientes.

 

Lembre-se que um posicionamento adequado deve:

 

1. Estar ligado aos produtos ou serviços que você vende;

 

2. Atender a vontade de determinado grupo de pessoas com comportamento e necessidades semelhantes.

 

Três perguntas podem lhe ajudar na definição do posicionamento da sua empresa:

 

1. O que eu vendo?

 

2. Para quem eu vendo?

 

3. Por que eles comprarão de mim e não da concorrência?

 

 Pense no seu maior diferencial competitivo, aquele mais valorizado pelos seus clientes, e concentre suas forças de comunicação nele. Caso você não o possua, pense naquilo que é mais importante para os seus clientes e modifique o que for necessário para que eles se lembrem de você por este diferencial.

 

Pode ser a conveniente localização de sua empresa, o bom atendimento, a variedade de produtos e serviços, a pronta-entrega ou até mesmo o preço. Vale tudo. Desde que seus clientes considerem tal requisito importante.

 

Lembre-se do ditado: “Quem quer ser tudo para todos é nada para ninguém!”

Para vender não basta ser o melhor do mercado, é essencial que os clientes saibam quem é o melhor. É preciso encontrar um lugar para o seu produto ou serviço na preferência dos consumidores.

 

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net    - Novo Hamburgo - RS.