O Sucesso nos Negócios se Faz com Pessoas

 

Por Soeli de Oliveira

 

Quando uma empresa deseja crescer se dá conta de que não consegue ser maior do que as pessoas que nela trabalham, surgindo aí a necessidade de encontrar as pessoas certas ou qualificar os colaboradores.

 

Funcionários sem vontade de se desenvolver são uma ameaça para a empresa que quer se destacar no mercado. Estabelecer um Plano de Desenvolvimento Individual formalizado para cada funcionário é fundamental. Para isso, a administração de recursos humanos nos disponibiliza uma ferramenta muito útil, chamada de Plano de Desenvolvimento Individual. Porém, como utilizá-la?

 

O líder deve realizar uma reunião de avaliação com cada colaborador, e com base nos objetivos a serem alcançados e na descrição de papéis esperados, definir de comum acordo o melhor caminho para o desenvolvimento do colaborador. Pode ser um treinamento específico, um curso ou simplesmente mais atenção ou acompanhamento por parte do líder. O importante é conhecer o que pode ajudar o colaborador a realizar cada vez melhor o seu trabalho.

 

O que fazer se a empresa não tem um Plano de Desenvolvimento Individual implantado?

 

 Faça você mesmo o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal.

 

Por onde começar?

 

Faça de si um projeto especial. Trace cinco colunas. Na primeira, liste suas características. Na segunda e terceira relacione seus pontos fortes e a desenvolver. Na quarta coluna coloque as ações que vai realizar para crescer pessoal e profissionalmente. Na quinta, coloque uma data de verificação.

 

Seja um líder treinador

 

Desenvolver a equipe é essencial para o sucesso. Não reclame da falta de pessoas qualificadas  no mercado.  Ao invés de “amaldiçoar as trevas, acenda uma luz”. Faça de cada um dos seus colaboradores um projeto especial. O sucesso tem seu preço, assuma a responsabilidade de fazer acontecer.

 

Colaboradores que apresentarem baixo desempenho, apesar dos investimentos realizados em seu desenvolvimento deverão ser substituídos.

 

Toda empresa de sucesso quer trabalhar com pessoas inteligentes, entusiasmadas, persistentes, autoconfiantes, comprometidas, e que reconhecem a importância dos clientes. Uma excelente equipe é formada por profissionais de alta performance. Os clientes serão os primeiros a perceber a diferença.

 

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócio nas Áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.