Gestão de Marketing e Vendas no Varejo

 

Por Soeli de Oliveira

 

A gestão do varejo está ficando a cada dia mais complexa e somente lojas bem administradas terão chances de dar o retorno esperado pelos empreendedores. Este novo cenário exige de quem quer ser comerciante muito planejamento, preparação e busca de informações. O comportamento quase sempre reativo dos empreendedores do passado vem cedendo lugar para um novo gestor bem preparado e pró-ativo, atento ao mercado e às suas tendências.

 

Existem alguns cuidados na concepção, implantação e gerenciamento de um estabelecimento varejista, que se relegados a um segundo plano colocam em risco a sua sobrevivência. Para estrear com o ‘pé direito’ no mundo do varejo e garantir um futuro promissor para o negócio, mesmo que ele já esteja em funcionamento, faça as seguintes reflexões:

 

1)      A localização é adequada ao meu cliente-alvo?

 

2)      O que fará o cliente entrar na minha empresa, comprar e voltar?

 

3)      Possuo alguma marca conhecida e desejada pelo público-alvo?

 

4)      O arranjo físico, decoração e ambientação estão adequadas ao mercado-alvo escolhido?

 

5)      Providenciei um cadastro de clientes com os dados relevantes?

 

6)      Minha empresa ou pelo menos o controle de estoques está informatizado?

 

7)      Tenho definido adequadas políticas de crédito e de cobrança?

 

8)      Estou preparado para aceitar os principais cartões de crédito do mercado?

 

9)      Que tipo de serviço é valorizado e oferecerei aos meus clientes-alvo?

 

10)  Estou levando em consideração as necessidades dos clientes  na prestação de serviços?

 

11)  Que canais de comunicação e materiais de divulgação planejo utilizar para tornar o meu estabelecimento conhecido e gerar demanda para os meus produtos e serviços?

 

Responder a estas perguntas de forma a afinar o relacionamento com o mercado consumidor constitui um conjunto de pequenas ações, as quais representam um grande passo em direção ao sucesso no negócio. A partir daí, o segredo do futuro do empreendimento está escondido no adequado e persistente gerenciamento das rotinas da loja, e da disposição do gestor e da equipe de colaboradores a se adequarem ao mercado mutante e ávido por novidades. Sem se descuidarem, é claro, do bom atendimento aos clientes, que promove mais do que a satisfação das necessidades e desejos deles, mas também o seu encantamento.  

 

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.