Ferramentas de Gestão Mercadológica

 

Por Soeli de Oliveira

 

 

Grande parte dos novos empreendimentos nasce a partir do conhecimento e da experiência adquirida pelos empreendedores em uma das áreas-chave das organizações onde tiveram a oportunidade de trabalhar como gerentes. Em sua maioria, são profissionais oriundos das áreas de produção ou da área comercial. Isto significa que sabem produzir produtos de boa qualidade ou vendê-los, mas são com frequência carentes de conhecimentos de outras áreas de gestão. Devido ao despreparo, tais atividades configuram-se para eles como verdadeiras “caixas pretas” do negócio. Como agravante, pode-se apontar o princípio de Mark Twain, que alerta que “se tudo que temos nas mãos é um martelo, todos os problemas são pregos”. Por este motivo, resolvi apresentar a caixa de ferramentas e ações básicas de gestão comercial e operacional, necessárias para o bom desempenho da gestão de micro e pequenas empresas, que se postas em prática favorecem muito o crescimento de qualquer negócio, conforme a seguir:

 

1. Pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor

2. Pesquisa e acompanhamento do mercado fornecedor

3. Pesquisa e acompanhamento do mercado concorrente

4. Pesquisa de satisfação do cliente

5. Plano de Marketing

6. Previsão de Vendas

7. Previsão de Compras

8. Controle de Estoques

9. Cadastro e Perfil de Clientes

10. Critérios de concessão de crédito

11. Serviços prestados ao cliente

12. Automação comercial (código de barras)

13. Informatização do Ponto de Venda (PDV)

14. Sistema de segurança de mercadorias

15. Treinamento dos vendedores/atendentes

16. Plano de incentivo de vendas

17. Controle e análise de vendas

18. Controle de faturamento diário/mensal

19. Serviços pós-venda (mala-direta, aniversários, etc.)

 

Se o presente checklist não é novidade para sua empresa, mas não foi implantado, lembre-se das sábias palavras de Lao Tsé de que “saber e não fazer, ainda não é saber”.

 

Uma caminhada de 100 km começa pelo primeiro passo. Não importa o tamanho da lista das tarefas a executar e sim a atitude, disciplina e persistência que nos impulsionam a começar a caminhada em busca do objetivo de implantar os controles gerenciais básicos, mesmo que seja com um passo de cada vez.

 

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante das Áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação do Instituto Tecnológico de Negócios.www.itnconsultoria.com.br  -  E-mail: soeli@sinos.net  Novo Hamburgo/ RS.