Crescendo através de franquia

 

Por Soeli de Oliveira

 

 

Comprar uma franquia significa “pegar carona” num empreendimento de sucesso.

 

Definição de franquia

 

É o conceito pela qual uma empresa industrial, comercial ou de serviços, detentora de uma atividade vitoriosa com marca ou nome comercial notório, conhecida como franqueadora, permite a uma pessoa física ou jurídica (franqueada), por tempo e área geográfica exclusivos e determinados, seu uso para venda ou fabricação, mediante uma taxa inicial e percentagem mensal sobre o movimento de vendas ou compra, oferecendo para isso todo o seu conhecimento administrativo e de marketing, exigindo em contrapartida um absoluto atendimento às suas regras e normas.

 

Vantagens para o franqueado

 

- Compartilhar uma marca já consolidada no mercado

- Ganhos pela negociação em escala com fornecedores

- Facilidade para alugar pontos em shoppings e hipermercados

- Ter acesso a profissionalização do negócio

- Programa de treinamento em gestão e para equipe de colaboradores

 

Desvantagens para o franqueado

 

- Menor grau de liberdade

- Limitação de linha de produção

- Aumento de custos com taxas de franquia

 

Olhando pelo lado do franqueador, a franquia é uma interessante alternativa de crescimento utilizando o tempo e o capital de interessados em investir no negócio.

 

Vantagens para o franqueador

 

- Expansão acelerada dos negócios

- Desenvolvimento de uma rede

- Maior eficiência em cada unidade

-Administração descentralizada

 

Desvantagens para o franqueador

 

- Administração compartilhada

- Dono do conceito, mas não do ponto de venda

- Requer maior esforço de liderança

- Eficiência permanentemente testada

 

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.