Cheklist para uma boa gestão

 

Por Soeli de Oliveira

 

Sempre que se faz uma viagem de carro é recomendável fazer algumas paradas estratégicas para certificar-se de que está tudo sob controle e conferir se está seguindo no rumo certo. As empresas por melhores que sejam têm suas deficiências, e pior do que essas lacunas gerenciais é a insensibilidade para reconhecê-las. Um Questionário de Diagnóstico Empresarial pode contribuir muito para identificá-las, pois funciona como um espelho que nos ajuda a avaliar o que está desalinhado. Vejamos algumas perguntas que podem ser feitas a fim que vejamos em que somos bons e em que precisamos melhorar.

 

1. Gestão Estratégica

1.1  A empresa tem e revisa periodicamente o Planejamento Estratégico?

1.2  Realiza Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira no caso de novos investimentos?

1.3  Pratica Benchmarking em empresas de sucesso dentro e fora do seu setor?

1.4  Os Gestores participam de entidades comunitárias e de classe?

1.5  Os Sócios cuidam de seu desenvolvimento profissional participando de cursos, palestras, viagens de estudo e auto-aprendizado?

 

2. Gestão Comercial/Operacional

2.1 Pesquisa e acompanha as mudanças no mercado de Consumidores, Fornecedores e Concorrentes?

2.2 Pesquisa a Satisfação dos Clientes?

2.3 Realiza Planos de Marketing e Vendas?

2.4 Fixa metas de Compras e Vendas?

2.5 Controla os Estoques de modo a não faltar nem sobrar mercadorias?

2.6 Faz Cadastro de Clientes que compram a vista?

2.7 Possue critérios bem definidos para concessão de crédito?

2.8 Agrega valor às suas propostas através da prestação de serviços?

2.9 Tem implantado um Sistema de Automação Comercial, Código de Barras e Informatização do Ponto de

      Venda (PDV)?

2.10 Possue sistema de segurança de mercadorias?

2.11 Treina os Vendedores, Caixas e Entregadores?

2.12 Tem Plano de Incentivo de Vendas implantado?

2.13 Controla e analisa as vendas diárias, semanais e mensais?

2.14 Realiza Serviços de Pós-Venda, mala-direta, cartões de aniversário, etc.?

 

3. Gestão Financeira

3.1 Tem implantado um Sistema de Controle de Custos?

3.2 Pratica uma metodologia para Formação do Preço de Venda?

3.3 Faz o lançamento do Livro Caixa diário, identifica as disponibilidades financeiras?

3.4 Tem controle das Contas a Receber e a Pagar?

3.5 Apura os Resultados Mensais para saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo?

3.6 Faz a Previsão de Fluxo de Caixa diário, semanal e mensal?

3.7 Realiza Planejamento e Controle Tributário?

3.8 Controla as cobranças mantendo a inadimplência sob controle?

 

4. Gestão Administrativa e de Pessoas

4.1 Os procedimentos operacionais estão formalizados?

4.2 As Hierarquias estão definidas de forma a evitar duplicidade de comando?

4.3 Possue Políticas de Cargos e Salários?

4.4 Adota Programas de Incentivos na Produção/Vendas?

4.5 Tem formalizado critérios de recrutamento, seleção, integração, desenvolvimento, motivação e

       avaliação de desempenho?

 

Uma das grandes virtudes dos administradores de sucesso é a capacidade de reconhecer suas fraquezas pessoais e na gestão e realizar os esforços necessários para eliminá-las, mesmo que para isso precisem solicitar a ajuda de Consultores. Empreendedores assumem a responsabilidade pelo sucesso, pois sabem que ele depende do que eles fazem para merecê-lo.

 

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo - RS