Campeões não temem mudanças

 

Por Soeli de Oliveira

Viver na zona de conforto pode ser prazeroso, mas cuidado, também pode ser altamente destrutivo! É capaz de matar a criatividade, destruir o potencial, neutralizar a produtividade e o crescimento pessoal.  A mediocridade quase sempre tem atrás de si uma atitude, uma indisposição para mudar.

Campeões são pessoas dispostas a fazer mudanças

Não tem direito a reclamar do futuro quem não está disposto a abandonar o presente.  Pessoas acomodadas não obtêm muitas conquistas, pois sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. Quando se deseja algo que nunca se teve, deve-se fazer coisas que nunca se fez.  Um barco permanecerá muito tranquilo enquanto ancorado no porto, mas não é para isso que foi criado.

Escreva detalhadamente os seus objetivos e sonhos

Poucas pessoas têm separado algum tempo para descobrir o que realmente querem da vida e as realizações capazes de as manterem entusiasmadas e motivadas. São tantas as distrações no dia-a-dia, que perdemos a noção daquilo que realmente importa. Dificilmente tiramos um tempo para pensar no que desejamos para o nosso futuro.  Onde queremos estar e o que queremos que aconteça nas nossas vidas e nas nossas empresas daqui a dez anos? Você já pensou nas condições ideais para você se aposentar? O tempo está passando, você querendo ou não, este dia vai chegar. A determinação em nossas vidas funciona como um imã que atraí as conquistas que idealizamos. Os vencedores não duvidam do poder da visualização e das palavras, e as usam a seu favor.

Comunique claramente o que você quer

Quais são exatamente as suas expectativas quanto ao seu cônjuge? E quanto aos seus filhos? Seus colaboradores?  Eles sabem exatamente quais são as suas necessidades? Você já expressou claramente o que você espera deles? É de sua responsabilidade ensinar aqueles que o cercam de acordo com suas necessidades, desejos e gostos. Ninguém se compromete com aquilo que não conhece. Também é de sua responsabilidade ouvir as necessidades e expectativas deles e satisfazê-las sempre que possível.

Grande parte das dificuldades para alcançarmos os nossos objetivos reside na falta de informações suficientes ou apropriadas. Especialistas em comunicação são unânimes em afirmar que 60% dos conflitos familiares e empresariais são oriundos dos problemas de comunicação, afinal, “quem não se comunica, se trumbica”.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo/RS.