Apareça e Cresça no Mercado

Por Soeli de Oliveira

 

Muitas pessoas acham que marketing significa uma forma de despertar desejos nas pessoas, uma forma de empurrar produtos “goela a baixo”, mesmo que as pessoas não os queiram. Até mesmo “uma maneira de fazer com que pessoas comprem o que não precisam com dinheiro que não têm”. Porém, fazer marketing é prover bens ou serviços que correspondam às necessidades dos clientes e com freqüência antecipá-las.

 

Num mercado altamente disputado, com produtos e preços cada vez mais parecidos, atrair os clientes passou a requerer técnicas específicas e dirigidas a cada público-alvo. Entender e aplicar essas técnicas de atratividade pode representar importante diferencial competitivo.

 

Varejo

É conveniência, emoção.Não basta mais satisfazer o cliente. “Estar satisfeito não é mais satisfatório.” (Phillip Kotler). Lojas são mais do que locais onde se adquire produtos. É tentação, inspiração, prestação de serviços e solução. Para ser cativante, deve ser palco, ter magia e sedução.

 

Comprar

Não é só a troca de mercadorias por dinheiro. É terapia, realização, recompensa, gratificação e entretenimento.

 

Marketing Sensorial

É a estratégia de despertar os cinco sentidos do consumidor na hora da compra. Propõe explorar a percepção sensorial dos consumidores para induzi-los a comprar. Conhecido também como marketing de experiência vem sendo considerado “a terceira onda do marketing”. É aciência que estuda os elementos que levam o consumidor a tomar suas decisões.


Merchandising

É a comunicação de marcas, produtos ou serviços no PDV ou em seu entorno. Um conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos de maneira tal que acelere sua rotatividade.

 

Merchandising Editorial

Refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc.

 

Exibi técnica

Exibitécnica é a principal ferramenta do merchandising que tem por objetivo expor da melhor forma possível os produtos para facilitar a sua aquisição. Para Confúcio, o mais influente filósofo Chinês, nascido em 551 A.C. “uma imagem fala por mil palavras”. A visibilidade dá uma maior chance dos produtos serem vendidos, uma vez que “o que não é isto não é lembrado” e o que não é exposto não é comprado.

 

Comunicação Integrada  

Comunicação Integrada é um conceito que integra ações de propaganda, publicidade, promoção, merchandising, relações públicas entre outras, com o objetivo de provocar maior impacto no processo de comunicação. Através dela os esforços de comunicação podem ser potencializados. Para isso, pode-se lançar mão de outras ferramentas tais como:

Propaganda: a mais tradicional forma de comunicação comercial.

Eventos: criam experiências, vivências com a marca.

Design: processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um produto.

Marketing Direto: forma de atingir o consumidor-alvo de forma personalizada e manter canal aberto com ele.

Relações Públicas: relacionamento com os diversos públicos para construção de marca institucional.

Press Release: Texto com informações para a imprensa.

Endomarketing: atividades de comunicação voltadas para o público interno.

SAC: canal de relacionamento com o consumidor.

Venda pessoal: consiste na comunicação direta com uma audiência qualificada de clientes.

Incentivo: destinado ao público interno e intermediário.

Net-marketing: Destinado a manter canal de relacionamento interativo.

Embalagem: Impulsiona e facilita as venda.

Num mundo em que os concorrentes se proliferam como ratos, o comerciante que não se comunica adequadamente como o seu mercado está a meio caminho do fracasso.

 

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo – RS.