Administração Competitiva

Por Soeli de Oliveira

 

É preciso cada vez mais estar preparado para a competitividade global. O parâmetro para saber se uma empresa tem competitividade instaura-se no confronto com empresas existententes em diferentes regiões do planeta. É importante a empresa ter qualidade no âmbito mundial, não é suficiente pensar somente no mercado local. A falta de planejamento é reconhecida como a causa número um do fracasso nos negócios. Podemos definir Planejamento como o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto ordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Para realizar uma administração competitiva, o empresário deve procurar dominar e colocar em prática os conceitos básicos, que são:

  • Gestão Estratégica - Ter um “norte organizacional” bem definido, também conhecido como unidade de propósito. Saber e dar a conhecer à equipe o que se quer e aonde se quer chegar - de preferência com a participação de todos os envolvidos.

  • Gestão Operacional - Saber como fazer para atingir os objetivos traçados. É o gerenciamento das operações do dia-a-dia. Compreende a estrutura física, a tecnologia, os processos de produção, a qualidade, os prazos de entrega dos produtos ou serviços, o relacionamento com os clientes, com os fornecedores, com os colaboradores, com os agentes financeiros, entre outros.

  • Gestão Econômica - É a preocupação com os resultados econômicos. É saber se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo. É conhecer sua lucratividade e rentabilidade. É avaliar: seu investimento é viável? Está obtendo o retorno previsto? Se sim, de quanto? Em quanto tempo? É necessário que o empresário conheça os seus custos fixos e variáveis, até para formar corretamente o seu preço de venda. É fundamental também conhecer a margem de contribuição unitária dos produtos e por linha, pois facilita a tomada de decisões sobre o posicionamento dos produtos no mercado.

  • Gestão Financeira - É a administração do caixa – das entradas e saídas do dinheiro. É fundamental que a empresa utilize o fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira. O empresário deve conhecer as ações que aumentam ou diminuem a necessidade de Capital de Giro, para buscar o equilíbrio financeiro, compatibilizando as saídas com as entradas de recursos.

  • Gestão Comportamental - É a gestão do capital humano: suas atitudes, posturas, valores, comportamentos. É o relacionamento entre o empresário e seus colaboradores diretos e suas implicações. O ambiente harmonioso e o comprometimento são fatores preponderantes para se alcançar altos índices de produtividade e eficiência, gerando resultados positivos para a empresa.

    O estabelecimento de objetivos a serem alcançados e a busca contínua de como concretizá-los, farão com que a empresa seja competente e competitiva no mercado em que atua, abrindo assim o caminho para a perenidade do negócio. Os empreendedores de hoje e do futuro precisam ser cada vez mais profissionais de gestão, exercendo a verdadeira função de Administradores. Ser polivalente, bem informado, atento às mudanças que ocorrem dentro ou fora do seu negócio, acompanhando as tendências. É recomendável conhecer as empresas que são referência na sua atividade, conhecer os modelos e as ações praticadas pelos concorrentes e espelhar-se sempre nos bem sucedidos. É fundamental que as soluções sejam rápidas, pois tal agilidade pode ser a grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes mais poderosos. Portanto, ser ágil, pró-ativo, decidir com coerência, bom senso e discernimento, são fatores que podem levar à competitividade, ou caso contrário, a sobrevivência do negócio estará comprometida. E acima de tudo, ter e respeitar os valores, que são os princípios intrínsecos das pessoas e das organizações, tais como a honestidade, o respeito aos semelhantes e às instituições, exercendo sempre a ética em todas as relações.

    Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo – RS.