A união faz a força

 

Por Soeli de Oliveira

 

É fundamental contar com parceiros para que se fortaleçam as bases de operacionalização do negócio necessárias para o crescimento. Tendo em vista esse objetivo, é importante que as empresas encarem os representantes comerciais e distribuidores como componentes da sua própria organização, proporcionando-lhes o mesmo tratamento que dispensam aos seus funcionários quanto a treinamento em produto e serviço, convidando-os, sempre que possível, para participarem de reuniões e convenções de vendas.

 

Disse certa vez o guru da administração, Peter Druker, que “quem deseja crescer deve buscar oportunidades fora da organização, porque dentro das empresas só existem custos”. Um lugar em que podemos e devemos garimpar oportunidades para a expansão dos negócios é através da formatação de parcerias com os fornecedores, intermediários, e até mesmo com os concorrentes.

 

Embora aparentemente estranhos, acordos entre concorrentes podem ser de grande utilidade para ambas as partes: os benefícios vão desde a aquisição compartilhada de matérias-primas ou serviços, até o uso conjunto de canais de distribuição. Para evitar confrontos diretos, acordos podem ser firmados para que cada um direcione suas vendas para áreas geográficas diferentes ou grupos de consumidores distintos.

 

Principais ações de parceria e associação

 

- Compras em conjunto

- Aquisições de máquinas equipamentos

- Centrais de serviços

- Vendas

- Estratégias conjuntas de marketing

- Transporte

- Treinamento coletivo

 

Principais fatores que motivam a formação de parcerias

 

- A complexidade dos mercados atuais

- Oportunidade para reduzir e dividir os riscos

- Partilhar gastos com pesquisa & desenvolvimento

- Desenho de produtos e embalagens

- Produção

- Prestação de serviços

- Marketing e vendas

 

As novas condições de mercado estão favorecendo a formação de parcerias e associações. A união faz a força! Quando se constroem parcerias ou associações, as empresas têm acesso a recursos e benefícios que isoladas não não seria possível.

 

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios. www.itnconsultoria.com.br - e-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.