A fidelização de clientes através de embalagens

 

Por Soeli de Oliveira

 

Originalidade requer inovação, fazer diferente. No mês de dezembro, uma loja de varejo, seus produtos e suas embalagens têm que estar com cara de Natal. Cada produto tem seu charme e apelo comercial, porém, independentemente do ramo de negócio de uma loja, o foco deve estar na experiência do cliente.

Nas datas comemorativas e especiais, os consumidores estão freqüentemente à procura de algo para presentear alguém. Nessas ocasiões, as lojas precisam oferecer soluções em forma de presentes, ou ainda, transformar seus produtos e serviços em presentes, pois as pessoas são movidas por sentimentos.

O grande valor das embalagens acontece porque os consumidores são movidos por percepções. O consumidor avalia de forma permanente o benefício recebido em troca do dinheiro que está gastando. Embalagens valorizam os produtos comercializados, fazendo-os parecer valer mais do que se cobra por eles.

Para o consumidor não existe separação entre o conteúdo e a embalagem. Muitas vezes os clientes dão mais importância à embalagem dos produtos do que aos seus preços. Ainda mais quando o objetivo da compra é presentear alguém - preferem pagar mais para ter uma embalagem bonita e diferenciada.

Quando o estabelecimento tem embalagens diferenciadas, fortalece suas vantagens competitivas sobre seus concorrentes, que às vezes pouco ou nada fazem para oferecer aos clientes uma maior identificação com o clima de festas.

Os clientes, ao perceberem que a loja toda está em sintonia com o compromisso de trabalhar a favor deles, ficam encantados e retornam para realizar novas compras, além de trazerem consigo novos clientes.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios – www.itnconsultoria.com.br - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo – RS.